Dúvidas Frequentes

 

CONTATO


Qual o endereço da Biblioteca?

Universidade Federal de Lavras
Campus Universitário
Biblioteca Universitária
Caixa Postal: 3037
CEP: 37200-000
Lavras – MG
Telefones: (35) 3829-1174 / 1181
www.biblioteca.ufla.br

HORÁRIO


Qual o horário de atendimento da Biblioteca?

Imagem1

 



BIBLIOTECA – ENTRADA
 


Quem pode frequentar a Biblioteca Universitária?

A Biblioteca Universitária da UFLA é de livre acesso para o público interno e externo. Entretanto, os usuários da comunidade que não possuem vínculo institucional com a universidade terão acesso somente ao acervo impresso disponível no interior da Biblioteca.


Quem pode utilizar o espaço de pesquisa virtual da Biblioteca Universitária?

Todos os usuários com vínculo ativo na UFLA, isto é, alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, alunos que cursam disciplinas isoladas, servidores docentes, técnico-administrativos, servidores terceirizados, servidores aposentados pesquisadores membros do Projeto Bic Júnior e técnicos da CRSM-EPAMIG, mediante utilização de login (número de matrícula) e senha da biblioteca.


É permitida a entrada com bolsas na Biblioteca?

As bolsas, pastas, fichários, pochetes, sacolas, mochilas ou similares deverão ser deixados nos guarda-volumes na entrada da Biblioteca.


Posso sair da Biblioteca com a chave dos guarda-volumes?

Não. Só é permitido utilizar os guarda-volumes durante a permanência do usuário na Biblioteca. O usuário está sujeito à suspensão de 10 (dez) dias corridos quando sair da Biblioteca Universitária com a chave do guarda-volume.


CARTÃO DA UFLA 


Como faço meu cartão de identificação da UFLA?

Os calouros devem verificar os dias e horários disponibilizados pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) para confecção do cartão. É necessário apresentação do número de matrícula e documento de identidade com foto.


Qual o procedimento para solicitar a 2ª via do cartão de identificação da UFLA?

A 2ª via do cartão de identificação da UFLA é feita mediante pagamento de GRU no valor de R$15,00. O comprovante de pagamento e o boleto da GRU devem ser encaminhados à DGTI para confecção.


SERVIÇOS


Quem pode utilizar os serviços da Biblioteca da UFLA?

Os usuários com situação regular, isto é, alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, alunos que cursam disciplinas isoladas, servidores docentes, técnico-administrativos, servidores terceirizados, pesquisadores, membros do Projeto Bic Júnior e técnicos da CRSM-EPAMIG mediante apresentação do cartão de identificação da UFLA.


Como fazer pedidos de artigos/trabalhos pelo Comut?

O usuário deverá enviar um e-mail com a referência bibliográfica completa da obra solicitada para: comut@biblioteca.ufla.br

Os pedidos são atendidos no Setor de Referência, das 7 às 13h.


Qual o procedimento para solicitar a declaração de nada consta?

A condição indispensável para emissão da declaração de nada consta é a ausência de qualquer pendência na Biblioteca. O documento deve ser solicitado no Setor de Referência da Biblioteca. Obs.: para alunos de pós-graduação stricto sensu a declaração de nada consta é emitida no Repositório Institucional da UFLA (RIUFLA), na etapa de tramitação pós-defesa.


Posso tirar cópia do material da Biblioteca?

Há uma copiadora dentro da Biblioteca para reproduzir trechos de materiais que não podem ser emprestados, respeitando a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, a qual altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.


Como faço para participar da capacitação ofertada para calouros?

Normalmente, a capacitação é ofertada no início da cada semestre vigente da UFLA. O calouro deve acessar o site da Biblioteca: www.biblioteca.ufla.br/calouros e escolher uma das modalidades da capacitação: presencial ou virtual.


Como faço para utilizar o Espaço de Pesquisa Virtual da Biblioteca?

O empréstimo do computador será realizado por meio de autoatendimento, no qual o próprio usuário efetua seu login com MATRÍCULA da UFLA e SENHA da Biblioteca Universitária. Ao finalizar o uso do computador, o usuário deve efetuar LOGOUT do sistema de autoatendimento do EPV I.

Quais trabalhos da UFLA possuem ficha catalográfica elaboradas pela Biblioteca?

Materiais bibliográficos publicados pela editora da universidade.


E-MAIL


Como faço para cadastrar ou atualizar meu endereço de e-mail?

O cadastramento ou mudança de endereço de email é efetuado no SIG. A Biblioteca utiliza o e-mail institucional como canal de comunicação com seus usuários. O e-mail é uma ferramenta importante, pois através dele o usuário recebe avisos de devolução de materiais, de liberação de reservas e comprovantes de renovação, entre outras informações relevantes. Por isso, faça a manutenção do seu e-mail institucional periodicamente.


Não estou recebendo e-mails da Biblioteca mesmo depois de atualizá-lo, o que faço?

É preciso entrar em contato com a Coordenadoria de Informação e Serviços, no Setor de Referência, fornecendo o cartão de identificação da UFLA para que sejam analisados os dados de usuário. O envio de e-mails é um serviço para auxiliar e controlar as datas de devolução de itens retirados pelo usuário. O eventual não recebimento do e-mail por problemas técnicos não isenta o usuário do compromisso de cumprir os prazos  e/ou do pagamento de multas.


PERGAMUM


Como pesquisar uma obra no catálogo on-line da Biblioteca?

Através do site da Biblioteca, clique na opção “consulta ao acervo”, depois digite na caixa de busca o termo da pesquisa, em seguida clique em “pesquisar”. Observe que você pode usar diferentes filtros na sua pesquisa (exemplos: assunto, título da obra, autor).

Assista o vídeo:


Como faço para identificar no catálogo da Biblioteca (Pergamum) o local onde o item encontra-se disponível?

Faça a pesquisa no acervo da Biblioteca, clique em “exemplares” e observe os itens: “localização” e “número de chamada”.


Como posso acompanhar minha situação na Biblioteca?

Através do site da Biblioteca, clique no menu “renovações”, digite sua matrícula e senha e já estará em seu espaço no Pergamum, no qual tem as opções de visualizar os títulos pendentes e títulos reservados, acompanhar seu histórico e outras opções.


Como consultar meu histórico da Biblioteca?

Através do site da Biblioteca, clique no menu “Renovações”, digite o número de matrícula e a senha da Biblioteca. Acesse a opção “Empréstimo/Renovação” e informe o período desejado para visualizar o seu histórico.


Como cadastrar minha senha para utilizar os serviços da Biblioteca? Como cadastrar uma nova senha?

O cadastro de senha é feito no Setor de Referência.

A alteração de senha deve ser feita no Setor de Referência ou  no site da Biblioteca . Para isso, clique no menu “renovações”, efetue seu login e em seguida,  vá na opção “alteração de senha”.


Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição?

A sugestão/indicação poderá ser feita no site da Biblioteca clicando neste link e preenchendo o formulário disponível pelo menu “Sugestões de Obra Bibliográfica”.

 


EMPRÉSTIMO


Como faço autoempréstimo?

Primeiramente, o usuário deverá passar o código de barras do seu cartão de identificação da UFLA no leitor e conferir seu nome, digitar e validar a sua senha de empréstimo, colocar o livro na base do terminal de autoempréstimo e conferir o título. Após isso, clicar em finalizar. O comprovante será encaminho para o e-mail institucional.

Assista o vídeo:


É preciso apresentar algum documento para fazer empréstimo?

Sim. Os empréstimos são realizados mediante apresentação do cartão de identificação da UFLA.


O empréstimo pode ser feito por terceiros?

Não. O empréstimo é pessoal e intransferível.


Ex-aluno pode fazer empréstimo?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para usuários com vínculo ativo. O ex-aluno tem acesso apenas ao acervo impresso no interior da Biblioteca.


Não sou aluno/professor da UFLA, posso utilizar o serviço de empréstimo da Biblioteca?

O serviço de empréstimo é exclusivo para a comunidade acadêmica da UFLA e a comunidade externa pode consultar o acervo apenas no interior da Biblioteca.


Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários e por quanto tempo?

Clique no link para acessar a  Tabela usuários


Qual o limite de itens para empréstimo domiciliar?

Serão emprestados cinco itens por usuário, sendo que o empréstimo de obras bibliográficas e recursos eletrônicos são de títulos e volumes distintos. É permitido empréstimo apenas de um computador portátil  por usuário, compondo o total de cinco itens.


Posso emprestar CD’s e DVD’s?

Os CDs e DVDs podem ser emprestados e contam cada um como um item na relação de empréstimo.


Posso realizar empréstimo de dicionários, atlas, periódicos e folhetos técnicos?

Obras de referência que possuem mais de um exemplar estarão disponíveis para empréstimo domiciliar. Obras com apenas um exemplar podem ser emprestados através do empréstimo noturno ou empréstimo de final de semana e feriado.


Como funciona o empréstimo noturno?

O empréstimo noturno é realizado somente após as 21 horas, para ser entregue na manhã seguinte até as 8 horas.


Como funciona o empréstimo de final de semana e feriado?

O empréstimo de final de semana e feriado é realizado aos sábados e em vésperas de feriados, para ser entregue até as 8 horas do primeiro dia útil subsequente.


Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?

O sistema envia, automaticamente, o aviso de vencimento do prazo de empréstimo para o e-mail institucional dos usuários. Porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de energia, problemas com provedor ou com o sistema, etc., não isenta o usuário de pagamento de multa por atraso. Portanto, verifique sempre o prazo de vencimento do(s) item(ns) sob sua responsabilidade.


Fiz um empréstimo na Biblioteca e perdi o material, o que eu faço?

O usuário deverá restituir o item perdido ou danificado por outro exemplar igual, em caso de livro que seja da mesma edição ou mais atualizada, indicada pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Acervo (CDA), conforme interesse da Biblioteca. Não serão aceitas cópias reprográficas para a reposição de obras perdidas ou danificadas, exceto para teses e dissertações.

Ao constatar a perda do material, o usuário deve, imediatamente, procurar a Coordenadoria de Informação e Serviços (CIS). Após a comunicação da perda ou dano, a multa será suspensa e será concedido ao usuário um prazo, a critério da CIS/Biblioteca, para restituição do item perdido ou danificado. Vencido o prazo de negociação entre o usuário e a Biblioteca, para reposição ou conserto do item, a multa será contabilizada a partir da data de devolução prevista até a data efetiva da substituição. Mesmo se o item perdido for recuperado e devolvido no decorrer do período negociado, a multa será considerada desde a data de devolução prevista até a data de devolução efetiva.


RENOVAÇÃO


É possível renovar o empréstimo?

Sim, o usuário poderá renovar o empréstimo no próprio site da Biblioteca desde que não tenha nenhuma pendência e o material não esteja reservado por outro usuário. O empréstimo poderá ser renovado ilimitadas vezes dentro do semestre vigente, desde que sejam respeitadas as condições estabelecidas.


Estou com multa pendente de um item, e tenho outros itens que não venceram, posso realizar a renovação dos outros materiais?

Não. Somente após regularizar sua situação na Biblioteca.


Tentei renovar o meu livro pela Internet, mas não está funcionando. O que eu faço?

A Biblioteca não se responsabiliza pela não renovação e reserva de obras em decorrência de falhas ou congestionamento das linhas de comunicação da Internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem as referidas operações. Portanto, nessa situação, efetue a devolução do livro dentro do prazo estabelecido no Setor de Circulação durante o horário de atendimento, das 7h15 às 21h45.


RESERVA


Como fazer reserva de material que está emprestado?

A reserva do material emprestado é efetuada pelo próprio usuário no site da Biblioteca. Faça a pesquisa no catálogo on-line e ao localizar o material desejado, clique na opção “reserva”, digitando a sua matrícula e senha. Em caso de livro, o usuário deve atentar à especificação de volume, se houver.

Acesse o vídeo:


Posso reservar um livro que está disponível na estante?

A reserva é feita somente do título dos quais os exemplares se encontram todos emprestados.


Posso reservar um livro que já se encontra emprestado em meu nome?

Não, somente é possível realizar a reserva após a devolução do exemplar. O usuário deve também estar com a sua situação regular e todos os exemplares do título requerido precisam estar emprestados.


O material que eu reservei está disponível para mim. Onde faço empréstimo?

O material reservado, seja obra bibliográfica ou recurso eletrônico, deve ser retirado para empréstimo no Setor de Referência, mediante a apresentação do cartão de identificação da UFLA.


Qual o prazo para efetuar empréstimo do material reservado?

O prazo é de até 24h (vinte e quatro horas) após a liberação do material.


DEVOLUÇÃO


Como posso verificar a data de devolução dos itens emprestados?

Ao realizar o empréstimo, o usuário recebe em seu e-mail institucional uma mensagem com a relação dos materiais emprestados e a data prevista de devolução. Ele poderá verificar também  pelo menu “renovações” no site da Biblioteca.


Outra pessoa pode fazer a devolução do material em atraso?

Sim, outra pessoa pode fazer a devolução do material. Neste momento, receberá o comprovante de devolução, que será encaminhado também para o e-mail institucional do usuário cadastrado.


AUTODEVOLUÇÃO


Como devo proceder para devolver uma obra bibliográfica na Biblioteca?

As obras bibliográficas devem ser devolvidas no terminal de autodevolução, localizado na entrada da Biblioteca.

MULTA


Qual o valor da multa?

O atraso na devolução de itens emprestados acarretará multa, por dia corrido de atraso e por título, inclusive sábados, domingos e feriados.

a)      O atraso na devolução de obra bibliográfica acarretará multa no valor de R$1,00 (um real);

b)      O atraso na devolução de recurso eletrônico (CD e DVD) acarretará multa no valor de R$2,00 (dois reais);

c)      O atraso na devolução de computador portátil acarretará multa no valor de R$10,00 (dez reais);

d)     O atraso na devolução do empréstimo noturno e de fim de semana e feriado acarreta multa diária no valor de R$10,00 (dez reais).


Como gerar GRU?

No site da Biblioteca, o usuário deverá informar o nome, CPF e valor da multa. Há um terminal reservado, na ala I do 1º pavimento, exclusivamente para esse fim.

Site da Biblioteca para GRU: http://www.biblioteca.ufla.br/?page_id=1506

Acesse o vídeo:


Como regularizar a multa na Biblioteca?

Para regularizar a situação na Biblioteca, o usuário deverá apresentar a 2ª via do boleto da GRU e o comprovante de pagamento no balcão de atendimento do Setor de Circulação, mediante apresentação do cartão de identificação da UFLA para quitação no sistema da Biblioteca.


A multa poderá ser paga por outra pessoa?

Sim. Outra pessoa poderá efetuar o pagamento da multa, porém ela deverá apresentar a 2ª via do boleto da GRU e comprovante de pagamento no balcão de atendimento do Setor de Circulação mediante número de matrícula e nome completo do usuário para quitação no sistema da Biblioteca.


COORDENADORIA DE REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL


Como faço para solicitar ficha catalográfica?

A elaboração da ficha catalográfica é feita pelo próprio autor através do Sistema de Geração Automática de Ficha, disponível no link http://www.biblioteca.ufla.br/?page_id=3206

Com esse sistema é preciso apenas preencher os campos com os dados da obra e o programa fará a ordenação e formatação correta dos dados de identificação da obra, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo .doc, disponível para download e/ou impressão.

Nesse formato, não haverá número de classificação do conteúdo. Essa atividade será desenvolvida pelos Bibliotecários da Coordenadoria de Processos Técnicos após a impressão da tese ou da dissertação.

Como faço para publicar meu trabalho acadêmico (TCC, monografia, dissertação ou tese) no RIUFLA?

Encaminhar para o RIUFLA, através do e-mail repositorio@biblioteca.ufla.br, o arquivo na versão final do trabalho acadêmico, em formato pdf, junto com a cópia escaneada do Parecer da Secretaria do Programa de Pós-Graduação (Câmara de Dissertação/Tese).


Quais são os documentos necessários para disponibilizar meu trabalho acadêmico (TCC, monografia, dissertação ou tese) no RIUFLA?

Os documentos necessários são:

a) termo de autorização assinado (com firma reconhecida em cartório, caso o autor não o entregue pessoalmente);

b) parecer da Secretaria do Programa de Pós-Graduação (Câmara de Dissertação/Tese).

c) declaração de revisão de português (para autores que estiverem na tramitação pós-defesa antiga);

d) declaração de revisão de citações e referências (para autores que estiverem na tramitação pós-defesa antiga);

e) Anexo II – Declaração de Cumprimento da Tramitação Pós-defesa assinado pelo (a) secretário (a) do Programa de Pós-Graduação (para autores que estiverem na tramitação pós-defesa nova).


Qual o prazo para receber minha declaração da RIUFLA (antigamente BDTD)?

O prazo de atendimento é de três dias úteis.


Como faço para disponibilizar meu artigo no RIUFLA?

DIVERSOS


Reclamações, dúvidas e sugestões. Como faço?

Visando a melhoria dos serviços prestados pela Biblioteca, o usuário poderá encaminhar reclamações, críticas, sugestões e/ou comentários, para o e-mail informacao@biblioteca.ufla.br.