SciFinder

 

A ferramenta SciFinder é destinada a professores e alunos das áreas de ciências da vida e ciência dos materiais, cobrindo assuntos ligados à química, física, biologia, engenharia, medicina, agricultura, alimentos, materiais, microbiologia, farmácia, têxteis, tecnologia nuclear e geologia. Reúne seis bases de dados: Caplus (Artigos, Patentes, Teses etc.), Medline (Informações sobre Saúde), Registry (Substâncias Químicas), Casreact (Reações Químicas), Chemcats (Fornecedores de Produtos) e Chemlist (Listas Regulatórias).

A ferramenta oferece aos pesquisadores um Thesaurus e um dicionário de sinônimos, opções de refino, a possibilidade de utilizar operadores booleanos nas buscas, entre outros recursos.

Cadastro

O acesso ao SciFinder necessita de cadastro prévio que é efetuado no link Cadastro de Novo Usuário do SciFinder disponibilizado pela Capes. Para isso, siga as instruções do Guia para Cadastro de Novos Usuários do SciFinder.

Acesso

Após o cadastramento, utilizando sempre o login e senha criados, a base poderá ser acessada através do menu Pesquisar no site da Biblioteca ou diretamente pelo site http://scifinder.cas.org/.

Pontos importantes

  • O acesso ao SciFinder só é possível dentro da rede da UFLA ou fora dela via Proxy da UFLA.
  • O email utilizado no cadastro precisa ser o institucional pois o editor irá identificar o domínio da universidade durante o cadastro.
  • A CAS tem grande preocupação com o uso das coleções disponíveis na SciFinder em relação aos direitos de propriedade e patentes dos produtos e substâncias encontradas na base. Para compreender melhor sobre o bom uso da SciFinder, leia atentamente o contrato de uso (licence agreement).

Mais informações